terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mustangues


Os mustangues (do inglês Mustang) são cavalos selvagens (na verdade, cimarrons ou assilvestrados) dos Estados Unidos da América. O nome vem do mustang mesteño. Isso ocorre porque os mustangs são descendentes directos de cavalos levados para a América por conquistadores espanhóis no século XVI. Por isso é que colonizadores europeus, posteriores aos colonizadores espanhóis, encontraram tribos indígenas andando a cavalo, pois esta raça não existia na América no momento em que foi descoberta pelos espanhóis (embora o ancestral do cavalo venha do continente, acabou morrendo após a deriva continental).
As vastas planícies dos Estados Unidos e a ausência de predadores naturais contribuíram para a sua rápida expansão. De fato, uma manada de mustangs pode dobrar de tamanho a cada cinco anos.
Foram altamente apreciados pelos aborígenes e pioneiros por serem dotados de grande resistência e força, produto de um enorme desenvolvimento muscular.
No início do século XX, os mustangues chegaram a 2 milhões de exemplares. Se tornou um problema para os agricultores, pois competiam com os seus bovinos para pastagens. Assim começou a sua caça, e o seu número foi reduzindo gradualmente até que chegou a apenas cerca de 320.000 animais no final da década de 1960. Dado o rápido declínio no número de indivíduos, em 1971 no Congresso dos Estados Unidos da América, foi aprovada uma lei que declarou o mustang como espécie protegida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário